Pr. Noélio fala: O cristão e as redes sociais

 “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

(Colossenses 3.17)

 

Estamos vivendo em uma sociedade, na qual apesar de tanta agitação e troca de informações, é crescente o índice de isolamento dos indivíduos e muitos deles, apesar de viverem rodeados de pessoas, tentam ignorá-las, substituindo o mundo real por um irreal, onde passam a ter uma falsa impressão de que tudo está sob controle dos mesmos.

 

Tal fato, é originado por diversos fenômenos sociológicos, tendo desdobramentos nocivos e até fatais, conforme largamente divulgado, até porque inúmeras pessoas em conflitos emocionais, espirituais e etc, recorrem às redes sociais como se estas fossem o antídoto para a sua frustação.

 

A ação do internauta doente, causa mal a ele próprio e, a outras pessoas das mais diversas idades, mas, sobretudo, às crianças e adolescentes que de forma inocente e/ou estimuladas pela falsa sensação do anonimato, criam e disseminam falsas e distorcidas informações, causando grandes malefícios à população.

 

Diante de tal situação, ainda podemos observar no meio cristão certa desconfiança, preconceito e até mesmo fuga da abordagem deste tema de tão grande importância.

 

De forma resumida, queremos apresentar três aspectos das redes sociais a serem por nós considerados:

 

  1. É uma forma eficiente de comunicação entre familiares e amigos, estimulando um maior envolvimento comunitário;

 

  1. É algo mundialmente firmado, estando presente em nosso cotidiano, não podendo, portanto, ser desprezado, mas antes, deve ser conhecido, estudado, explorado e aproveitado da melhor forma possível;

 

  1. O mal não está nas redes sociais ou em qualquer outro meio de comunicação e sim no uso inadequado destes – Os nossos antepassados acendiam fogueiras para se comunicarem através do sinal de fumaça, contudo, se não houvesse o cuidado necessário, é óbvio que o fogo poderia causar queimaduras, destruir florestas, residências; a fumaça poderia asfixiar crianças, idosos, animais e etc.

 

 

Portanto, fundamentados na bíblia sagrada e, especialmente no versículo acima, entendemos que as redes sociais podem e devem ser usadas, desde que para a glória de Deus. Defendemos, inclusive, que o Senhor Deus tem disponibilizado tantas plataformas de mídias sociais para que as usemos a serviço do Reino.

 

Use a internet para o bem. Seja um sábio e valoroso propagador do Evangelho!

 

 

Noélio J. Nascimento

Pastor Presidente